A manutenção de forma geral vem a trazer ao veículo um melhor rendimento, uma vida útil maior e o mais importante, a segurança na hora de rodar. Evita-se assim que acidentes venham acontecer em decorrência de alguma falha ou desgaste de um componente.
Revisão geral de férias
Viajar de carro é uma das programações mais populares para curtir alguns dias de descanso durante as férias. Mas, se você tem planos do tipo, é importante programar uma boa revisão.
Revisão completa da suspensão
A importância da suspensão está na performance do carro e na segurança dos passageiros. Ao contrário do que muitos motoristas pensam, a potência do carro envolve outros fatores além do motor. Mantendo o veículo estável, a suspensão ainda garante a aderência das rodas ao solo – principalmente em curvas, frenagens e situações em que o carro perde estabilidade.
Revisão do sistema de freios
As peças que compõem o sistema de freio apresentam graus de desgaste diferentes conforme suas funções. Portanto, a vida útil dos freios é dividida entre os componentes. Podemos resumir que você poderá em média rodar 10 mil quilômetros sem precisar fazer nenhuma alteração ou manutenção no sistema de freio. Existem algumas partes que quase não precisam de manutenção e outras que precisam de trocas regulares.
Revisão do sistema de injeção eletrônica
A revisão da injeção eletrônica é importante para que o sistema funcione de maneira adequada, visto que as peças que fazem parte do sistema de injeção tem um custo muito mais alto do que as do sistema carburado. Cabo de velas e velas com defeito também podem afetar o desempenho do sistema de injeção e provocar defeito em peças mais caras.
Um dos principais sinais de que o sistema de injeção está passando por problemas é quando o motor começa a apresentar falhas, demorando a dar a partida. As marchas também podem apresentar problemas, principalmente quando estiver em marcha lenta, em que será possível também sentir uma considerável perda de potência no carro.
Troca de correia dentada
No manual do proprietário e também no plano de manutenção do veículo, a troca da correia (se houver) é indicada em determinada revisão, medida por km rodado.
Dependendo do estado, a correia pode ser trocada mais adiante, mas geralmente isso ocorre a partir de 60.000 km, mas a partir dos 40.000 km, deve-se inspeciona-la para verificar seu estado.
Deve-se substituir também o tensor dessa correia, a fim de evitar travamento do mesmo por desgaste natural. É ele que mantém a correia ajustada na posição.
Marcas como Hyundai, Kia, Toyota, Jeep, Nissan, Mitsubishi, Suzuki, JAC e Honda, por exemplo, não utilizam correia dentada em seus produtos de alto volume, sendo isso feito por corrente, que elimina a necessidade desse serviço e garante uma boa durabilidade ao motor.
Troca de óleo e filtros
Se você é daqueles que rodam muito pouco com seu automóvel, de três a quatro mil quilômetros por ano, por exemplo – e são muitos os motoristas nessa situação – você também deve ter aquela velha dúvida da troca do óleo.
Tanto o fabricante do automóvel, como o do óleo, recomendam trocar o óleo do motor a cada 5 mil quilômetros rodados ou 6 meses – o que vencer primeiro.
Manutenção e Higienização do Ar Condicionado
A higienização do ar condicionado é essencial para evitar o acúmulo de sujeira, fungos, ácaros, bactérias e demais microrganismos e impurezas que podem desencadear reações alérgicas e doenças. Além dos problemas associados à saúde das pessoas, a falta de limpeza prejudica o funcionamento do sistema de ar — que perde sua capacidade de refrigeração é imprescindível a troca do filtro de cabine a cada 6 meses.
Diagnóstico completo do veículo, com equipamento de ponta.
O diagnóstico com scanner exibe as informações através de um visor, onde o operador coordena os testes de falhas e os testes atuadores. O scanner é capaz de estabelecer diagnóstico do seu veículo, o procedimento é realizado por profissionais habilitados que fazem todo o procedimento com eficiência viabilizando a todos os clientes parâmetros operacionais de injeção eletrônica, a fim de detectas e corrigir eventuais falhas no sistema.
Troca de embreagem
De acordo com Satkunas, o conjunto da embreagem pode durar, em média, de 100 mil a 150 mil quilômetros.“A embreagem do carro que roda mais na cidade do que na estrada, tem tendência de ficar mais desgastado, devido à troca constante de marchas, que levam o pedal da embreagem a trabalhar mais. "Carros estradeiros tendem a gastar menos o sistema".
Limpeza e reparo do sistema de arrefecimento
Conforme o grau de sujeira, o sistema de arrefecimento deve ser limpo com água quente ou também com um líquido de lavagem especial. Consoante o fabricante do veículo e sintomas, existem diferentes métodos de lavagem. Assim, por exemplo, a Audi prescreve a lavagem com um líquido especial, se for detectada uma coloração marrom-avermelhada no líquido de arrefecimento e uma perda da capacidade de aquecimento. Durante esse processo de lavagem múltiplo, é necessário desmontar o termostato e medir a capacidade de aquecimento antes e após a lavagem.
Reparo e Manutenção da Parte Elétrica
A parte elétrica do seu veículo é muito delicada. Cuidando do sistema, você não corre o risco de parar no trânsito. É necessária atenção a diversos componentes para que não ocorra nenhum tipo de pane que resulte em prejuízo ou multa. Listamos cinco itens que devem ser revisados periodicamente para evitar problemas, tais como: bateria, alternador, iluminação, sinalização e periféricos. Fique atento aos avisos no painel do carro. As luzes podem indicar se seu carro tem algum problema. Nos carros mais modernos, fique atento ao computador de bordo do seu veículo. Algumas montadoras colocam avisos pré-determinados por tempo ou quilometragem para lembrar de executar diversos tipos de revisões.
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